Turistando e descobrindo os tesouros da Bodega Belasco de Baquedano em Mendoza

Sair turistando no mundo e combinar com uma visita em uma vinícola é uma conciliação perfeita! Sou suspeita … é juntar duas das minhas paixões. Desta vez o destino escolhido foi a cidade de Mendoza na Argentina. Nesta viagem visitamos algunas bodegas (que quer dizer adega / armazém) para degustarmos vinhos e fazer harmonização com as refeições, ao longo do texto, explicarei melhor.

Este tipo de viagem se chama enoturismo que é quando a cultura, o vinho e o turismo podem ser considerados indissociáveis. O enoturismo, faz parte do segmento do turismo cultural, em que os turistas viajam em busca de apreciar uma bebida que faz parte da história do homem e que através dela se pode vivenciar a cultura do local.

Considerada uma das grandes Capitais do Vinho, Mendoza possui mais de 1200 vinícolas em atividade, e mais de 100 dessas estão abertas para visitação conforme consulta no ano de 2024. Então a tarefa de escolher quais destas seriam visitadas não foi um trabalho muito fácil mas garanto que foi divertido! Ficou a cargo do marido fazer as pesquisas, ele adora e nós também.

O local oferece diversos hotéis com ótimas localizações e foi tranquilo fazer a escolha. Caso precise de ajuda para programar a sua viagem indico o e-book Como Planejar sua Viagem. É um manual completo de como planejar sua viagem do zero e por conta própria, veja em https://go.hotmart.com/K90504746Q

Nesta trip estávamos acompanhados de amigos e a experiência gastronômica com degustações de vinho regado de muitas risadas estava garantida.

Então neste post falarei sobre a visita na Bodega  Belasco de Baquedano, um lugar imperdível, principalmente aos amantes de vinho. Não curte vinho? Pode ir também pois você terá uma experiencia gastronômica incrível.

Localização

Cobos 8260, M5509 agrelo, Lujan de cuyo, Mendoza, Argentina. São 33,0 km via RN40 do centro da cidade.

 

 

O que uma visita em uma vinícola oferece? Parece óbvio mas vai bem além do que degustar vinhos. Começa com tour que leva o visitante a conhecer as instalações da bodega; uma descrição sobre a história do local, uma passada rápida pelos vinhedos, aula sobre a produção do vinho, visitação nos tanques de fermentação, barricas (local onde o vinho fica armazenado) e na cava (local onde as garrafas ficam armazenadas) e por fim a degustação.

 

Dica 1 do Turistando no Mundo

Se você já conheceu alguma vez este processo de produção de vinho em alguma outra oportunidade, é interessante contratar só a degustação.

 

Dica 2 do Turistando no Mundo

Muitas bodegas possuem restaurante em suas instalações e com isso você pode conciliar a degustação de vinho com a sua refeição, e isso é chamado de harmonização.

 

E lá fomos nós .. A estrada é bela e podemos apreciar as montanhas. Chegando lá, logo vimos que é um lugar suntuoso e a recepção foi maravilhosa.

Veja a descrição que está no site (https://belascomalbec.com) “Passe pelos portões impestais de Belasco de Baquedano, por uma longa e lisa calçada de terra que se estende entre os vinhedos e até a enorme porta da frente do deslumbrante edifício moderno de cinco andares em estilo maia.” Preciso dizer mais alguma coisa?

 

Não se engane, nem todas as bodegas de Mendoza são iguais. A Belasco de Baquedano é um dos melhores exemplos disso pois ela oferece um atrativo que nenhuma outra tem: a única sala de aromas da América Latina! Este experimento permite armazenar na memória os aromas que fazem agente desfrutar e descobrir os matizes de cada vinho. É uma experiência diferente de tudo que eu já conheci e acrescentou conhecimento ao meu entendimento sobre esta cultura. Eu sou uma enófila que significa que eu sou apenas um apreciadora desta bebida.

 

 

Dica 3 do Turistando no Mundo

É uma bodega muito requisitada, então não se esqueça de fazer reserva com antecedência tanto para o tour quanto para o restaurante, entre em contato no e-mail: turismo@grupolanavarra.com No site você poderá saber mais sobre a história, os vinhos fabricados e algumas fotos.

O vinho produzido na bodega, que tem DNA espanhol, vem das uvas malbec, mas vale experimentar  outros exemplares . Falar de uvas é um capítulo â parte e não tenho conhecimento para tal.

Do terraço do prédio você terá uma das mais belas paisagens de Mendoza: os vinhedos com o Cordón del Plata ao fundo. É de ficar sem fôlego!

O restaurante também tem uma vista privilegiada para os vinhedos e conta com um menu espanhol e argentino.

 

 

Dica 4 do Turistando no Mundo

Vá com calma para poder apreciar não só a boa culinária com a degustação dos vinhos como a bela paisagem do local. E a dica de ouro .. não vá dirigindo, contrate um transfer local. Assim todos poderão aproveitar ao máximo que este passeio pode oferecer.

O final do passeio não poderia ser diferente, todos felizes e satisfeitos, olha eu turistando ..

 

Ficou com alguma curiosidade, entre em contato comigo:

https://turistandonomundo.com.br/index.php/category/contato/

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top